Por Tatiane Galvão e Robson Nascimento
“Faça uma lista de grandes amigos, quem você mais via há dez anos atrás. Quantos você ainda vê todo dia, quantos você já não encontra mais... Onde você ainda se reconhece: na foto passada ou no espelho de agora...” Os leitores desta coluna devem estar se perguntando por que escolhemos o trecho da canção “A lista”, de Osvaldo Montenegro, para iniciarmos esta matéria. Na verdade não encontramos maneira melhor de convidar aqueles que um dia estudaram ou trabalharam no velho Tancredo a fazer uma reflexão, buscar na memória ou em seus arquivos de fotos e textos algo que remonte a história desta instituição tão tradicional.
Alguns amigos se foram, outros são vistos por aí e outros nunca mais deram sinal de vida, mas o que realmente vale é saber que um dia todos fizeram parte da mesma história, da mesma luta e da mesma jornada. Como diz o ditado: “a união, faz a força” e hoje queremos homenagear aqueles que passaram por cima das diferenças e lutaram juntos para a conquista de vários títulos.
Estamos em época dos Jogos Pan-Americanos e muitos são os brasileiros que lutarão por uma medalha, um título, a quebra de um recorde, mas onde nasce um campeão? Não existem fórmulas, nem mágica, o que existe é força de vontade, compromisso e incentivo que cada um recebe. Muitas são as histórias de pessoas que começaram sua vida esportiva dentro da escola, descobertas e incentivadas por seus professores e acompanhadas por seus pais. Por isso, nesta edição, vamos abordar os campeonatos, os times e as medalhas conquistadas pela escola Tancredo do Amaral.
Os troféus não mentem, o Tancredo conquistou muitos prêmios e trouxe muitas alegrias a seus alunos e funcionários. Os alunos sempre suaram a camisa para se tornarem os melhores competidores da cidade e até hoje são lembrados pelos professores que tanto incentivaram a prática esportiva dentro da escola. Vale lembrar que a prefeitura também promovia os Jogos Escolares, que incentivavam a prática do esporte e a competição saudável entre as escolas, o que permitia a descoberta de grandes talentos.
Nós estamos revirando nossos baús e encontramos fotos, que são uma pequeníssima parte da história daqueles que por aqui passaram nesses quase 100 anos. A escola possui um bom acervo de troféus, medalhas e fotos, mas faltam as emocionantes histórias daqueles que competiram e trouxeram o título.
A foto que mostraremos hoje é a de um time de vôlei, datada no ano de 1986, a inscrição atrás do documento diz que naquele ano este time foi campeão, porém não nos foi possível identificar, com exatidão, qual o nome da taça disputada. Como o verso está apagado, supomos que seja “Taça Santista de Vôlei”, por isso convidamos os nossos ex-atletas para que nos contem como foi participar de um campeonato e defender a nossa querida escola. Lembrando que o e-mail é tancredorumoaoscemanos@yahoo.com.br.![]() |
Time de Vôlei Tancredo Campeão 1986 |
É isso mesmo. Taça Santista de Volei em sua segunda ediçao. No ano anterior o Tancredo ja havia sido segundo lugar no campeonato.
ResponderExcluir