domingo, 11 de dezembro de 2011

"Urbana legio omnia vincit"

Por: Fabio Melo e Robson Nascimento
 “Tenho saudade de tudo que eu ainda não vi” são palavras de Renato Russo que se revelam fortemente quando as músicas da Legião Urbana são executadas. Ainda “se fosse só sentir saudade”, mas não, é também dor e há tempos sabemos que “toda dor vem do desejo de não sentir mais dor” e é por esse motivo que se deve agradecer a existência de bandas como a inspirada Mais do Mesmo que incendiou a chama adolescente existente em cada um dos presentes no Espaço Tunel em Itu (09/12/2011).
Já se foram 15 anos desde a morte de Renato Russo e ainda hoje a banda é campeã de vendas de discos. O líder da Legião Urbana arrastou uma verdadeira “Legião de Fãs” Brasil a fora. Com letras contundentes ele cantou histórias de amor em Eduardo e Monica e O Mundo Anda Tão Complicado, levantou bandeiras de lutas em Angra dos Reis, Que País é Este e Perfeição. Falou aos jovens em Pais e Filhos e cantou toda sua tristeza e solidão nos álbuns A Tempestade e Uma Outra Estação.
A noite tornou possível uma experiência de grande alegria (saudosista), ouvir as músicas da Legião Urbana somado aos versos gritados de liberdade e afeto do público revelaram que “a esperança está dispersa”, mas, supreendentemente, se concentra nesses belos e singulares momentos de sinceridade.
Religião Urbana. Assim os fãs, a contra gosto de Renato Russo, chamavam a banda. No entanto não há outra definição para a devoção quase religiosa em torno da Legião Urbana. Alem dos fãs que tiveram o privilégio de acompanhar a carreira da banda, jovens que eram muito pequenos, ou ainda nem haviam nascido quando o cantor morreu, acessam arquivos de áudio e vídeo sobre eles na internet, compram CDs, camisetas e se declaram fãs incondicionais. “Minha irmã sempre ouvia Legião Urbana e eu também me apaixonei pelas músicas e a poesia do Renato.” Declarou Natália Mirian, 18, Itu – SP. 
Mesmo a banda de abertura (cover do Creedence Clearwater Revival), mostrava no peito do simpático e talentoso vocalista a influência da grande banda que reuniu as várias gerações ali presentes.
A banda Mais do Mesmo expôs com carisma e vontade todas aquelas canções que nunca deixaremos de querer ouvir. Reuniu em uma noite tudo que é importante para que se ganhe fôlego e encontre força, sempre!



Depoimentos:
“Na época da escola nossa turma sempre se reunia nos intervalos para cantar e tocar Legião Urbana. Faz parte da minha vida.”  
Tatiane Mirian, 26 Itu SP

“Vim de Salto só pra ver a banda, tenho 21 anos e passei gostar da Legião porque meu pai ouvia. Cresci ao som do poeta”.
 Eliu, 21, Salto SP

“Eu tinha pouco mais de um ano de idade quando Renato morreu. Mas o meu irmão mais velho sempre ouvia Legião Urbana e hoje eu conheço tudo sobre a banda”
Claudio Sales, 17, Salto SP  





















































































































































As Fotos a seguir são uma colaboração do prof. Fabio Melo











Deixe aqui um depoimento sobre a Legião Urbana, vamos prestar nossas eternas e merecidas homenagens para a maior banda que este país já conheceu.